As artes marciais provenientes da cultura oriental apresentam uma variedade de títulos e classes de graduações. O sistema atual de graduação de faixas coloridas é o mais comum e aceito.
Antes disso em outros países como a Coréia e Japão, muitos métodos distintos eram usados para marcar os vários níveis dos praticantes. Alguns sistemas recorriam a três tipos de certificados para seus membros:
Exemplo disso no Japão usava-se o seguinte critério:
- Shodan ou Shoudan: significando que se havia adquirido o status de principiante.
- Chudan ou Chuudan: significava a obtenção de um nível médio de prática. Isso significava que o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola e mestre.
- Jodan ou Joudan: a graduação mais alta. Significava o ingresso no Okuden (escola, sistema e tradição secreta das artes marciais).
Se o indivíduo permanecia dez anos ou mais junto ao seu mestre , demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkyo, a licença que permitia ensinar. Essa licença podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shihan, Hanshi, Renshi, Kyoshi. Ou em coreano Jôkyo Nim, Kyosa Nin, Kyobu Nim, Sabu Nim, Bumsa Nim dependendo de cada sistema em particular.
A licença definitiva que podia legar e outorgar acima do Menkio, era o certificado Kaiden, além de habilitado a ensinar, implicava que a pessoa havia completado integralmente o aprendizado do sistema.
O sistema atual que rege a maioria das artes marciais usando Kyu ou em coreano Gub ("classe") e em seguida em Dan ("grau"). Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que são divididas em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
A graduação no Hapkido é importante para indicar o nível de experiência dos praticantes, e é vista como sinal de respeito para os atletas menos graduados. Para demonstrar a graduação os hapkidoistas usam uma faixa com uma cor na região da cintura. A ordem das cores das graduações variam de estilo para estilo, mas como padrão, a faixa iniciante é a de cor branca.
Para o Dan corresponde à graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. Os dans são sinais exteriores onde se limitam à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o 10º Dan, que só é concedido em reconhecimento de mestres com graduações avançadas.
Algumas academias têm ainda o costume de substituir as faixas por pontas coloridas ou até mesmo por outras colorações, tais como cinza, laranja, roxa e castanho.
Na Federação Mineira de Hapkido seguimos o total de dez gubs em faixas coloridas. Onde em cada faixa após um determinado período de treinamento, o aluno/a realizará um exame onde ao ser aprovado, haverá a mudança de faixa.
Faixa Branca - ( 10º Gub )
Significado
Faixa Amarela - ( 9º Gub )
Faixa Laranja - ( 8ºGub )
“O Sol começa a nascer, assim como a alvorada matinal, apenas se vê a beleza do nascer do sol e não sua força”. O aluno vê a beleza da arte do Hapkido, mas ainda não sentiu (experimentou) a força das técnicas.
Faixa Verde - ( 7ºGub )
Faixa Cinza - ( 6ºGub )
Significado
“A árvore nova está escondida entre os pinheiros mais altos e precisa lutar para crescer”. O aluno começa a desenvolver o seu lugar como verdadeiro Artista Marcial. É preciso lutar para subir na graduação.
Faixa Azul Claro - ( 5ºGub )
Significado
“A árvore já tem raízes firmes na terra”. A esta altura o aluno domina os básicos e desenvolveu raízes profundas no Hapkido.
Faixa Azul Escuro - ( 4º Gub )
Faixa Roxa - ( 3º Gub)
Faixa Vermelha - ( 2º Gub )
A cor vermelha surge motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.
Faixa Marron - ( 1º Gub)
Faixa Preta - ( 1º Dan ao 10º Dan )
É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e começa o inicio de outra mais elevada. A faixa de cor preta representa a noite, no ocidente a noite é sinal de medo, temor, morte mostrando assim o estado mental de quem atingiu essa graduação.
Mas no oriente demonstra o inverso, pois a noite é o momento onde se busca a tranquilidade, serenidade, maturidade, disciplina, responsabilidade, dignidade, conhecimento e coragem. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. A meditação nessa cor permite um aprofundamento do individuo no seu processo existencial. A cor preta relaciona-se ao elemento água que se adapta a todas as formas econtorna todos os obstáculs. É o símbolo máximo do Yin. Nesta fase o praticante encontra-se preparado para poder passar todos os ensinamentos na qual ele percorreu. Pois como a noite ele terá que renascer como a manhã, crescer como a natureza, atingir o céu, regar a terra como a chuva, desabrochar como as flores e os frutos, amadurecer, derramar o fogo da paixão e da disciplina aos seus discípulos e com eles aprender e repousar na escuridão da noite.
Esse será um processo para toda a vida de um Faixa Preta. Pois com esse sobjetivos ele atingira o alto conhecimento e a unificação do corpo e mente.
HAPKIDO...